Blog

Choro e ranger de dentes

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

“ Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado. E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Mateus 25: 28-30

Muitas pessoas estão passando pela vida sem realmente desenvolverem o potencial que está sobre elas. Essa passagem que fala sobre a parábola dos talentos, trata bem sobre alguém que desperdiçou o que lhe foi entregue, o que desencadeou um fim de vergonha e frustração.

Fala sobre um servo inútil que foi jogado nas trevas. A palavra inútil significa: preguiçoso ou ocioso, carrega a ideia de uma pessoa que não fez nada com aquilo que lhe foi entregue, trata de uma pessoa indiferente com a vida.

Jesus trás essa parábola como ilustração sobre pessoas que tem um grande potencial, mas por causa de sua preguiça e negligência não desenvolveram o seu potencial.

É muito importante atentarmos para as palavras de Jesus nessa parábola, pois viver uma vida sem administrá-la da forma correta vai trazer um futuro de desastres, e investir o seu tempo em leviandade e preguiça será um grande desperdício, pois muitas coisas podem ser recuperadas na vida mais o tempo mal utilizado nunca mais volta!!!

Jesus mostra que esse servo, por causa de sua falta de compromisso com o que lhe foi confiado, foi lançado fora. Pense nisso… Deus aqui expressa intolerância para com a preguiça e improdutividade.

No versículo 30, diz que esse servo foi para um lugar onde haverá choro e ranger de dentesEsse termo CHORO E RANGER DE DENTES surgiu de um tipo de experiência vivida nos tempos das cidades do Novo Testamento, pois a maioria dessas grandes cidades tinham enormes muralhas de pedra que as protegiam de invasores e de  leões que percorriam a região.

Os moradores da cidade despejavam o lixo por cima dos muros em determinada parte, o que fazia com que pilhas de lixo fossem acumuladas em torno da muralha, muitos animais selvagens como leões e outras feras rodeavam esse lixo a noite em busca de resto de alimentos. Essas enormes pilhas de lixo tornou-se um lugar onde as autoridades colocavam alguns indivíduos que foram acusados de algo para determinar se eles eram inocentes ou culpados daquela acusação.  As autoridades iriam amarrar o criminoso suspeito com uma corda e abaixando-o para a base da muralha da cidade durante as horas mais escuras da noite – bem no meio do lixo, onde os leões percorriam todas as noites.

Se eles encontrassem o suspeito vivo na manhã seguinte, ele era considerado inocente de seu crime. Se ele tivesse sido devorado, supunha-se que seria culpado do crime de que foi acusado. Mesmo que a vítima tivesse sido encontrada viva na manhã seguinte, eles eram encontrados à beira da insanidade total, pois passavam a noite debaixo de muita pressão, experimentando choro e ranger de dentes.

Muitos estão experimentando essa experiência porque foram preguiçosos com o que lhe foi confiado, mesmo tendo grandes ideias, mas porque ponderou demais e por muito tempo não fez nada, alguém finalmente veio com a mesma ideia e fez algo sobre aquilo. Sua preguiça o impediu de colocar seu potencial em pratica, como resultado, a oportunidade passou para alguém que estava disposto a fazer alguma coisa. Você conhece alguém que tenha experimentado tal agonia devido á sua própria falta de fé para sair e agir com o seu sonho?

Essa realidade é triste, mas tenho presenciado alguns que tem deixado seus dias e vida passarem sem fazer nada com o potencial que está dentro delas. Vejo jovens que mesmo dentro da igreja estão sem compromisso com sua vocação e destino, pessoas que não tem hora para acordar, dormem excessivamente, vivem uma vida sem metas e sabedoria, não sendo diligentes consigo mesmas.

Provérbios 6:10 está escrito:

“Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreendera como um assaltante, e a sua necessidade sobrevirá como um homem armado sobre você.”

Certa vez perguntaram a um homem de Deus: Qual o segredo para o sucesso? e ele disse: O segredo é que não existe segredo, Sucesso é resultado de trabalho duro e perseverança.

Se você não fizer nada com as habilidades e oportunidades que Deus lhe dá, você pode ter certeza de que essas oportunidades privilegiadas para o sucesso vai passar para alguém que está disposto a fazer alguma coisa com elas. A oportunidade pode ser sua, ou ela pode ser tirada de você. Mas se isso for retirado de você, será agonia para a sua alma quando você vê alguém firme em seu sonho.

É por isso que eu te incentivo, não cometa esse erro! Deus te deu um chamado e sonhos para realizar. Agora cabe a você dar um passo de fé e fazer algo com o que Ele lhe confiou!

Compartilhe

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on email

Distrações

Percebo que Satanás estrategicamente tem usado outras pessoas para distrai-lo do plano de Deus para sua vida. Uma ilustração muito clara na Bíblia é a

Ver Mais »

O fim de uma fase

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas”.  (Eclesiastes 7.8) Estamos nas vésperas de fim de ano e com esse fim talvez

Ver Mais »